19 de novembro de 2000


 
 
Imagem e história da bandeira do Ceará

 
O verde e o amarelo da bandeira cearense retratam as matas e as riquezas minerais. O farol, a jangada e a carnaúba simbolizam, respectivamente, Fortaleza, o cearense e o extrativismo vegetal.
 
História
 
A bandeira cearense foi criada pelo comerciante João Tibúrcio Albano, filho do Barão de Aratanha. Tibúrcio Albano acabou substituindo a esfera celestial da bandeira brasileira pelo brasão do estado. Em 25 de agosto de 1922, o presidente Justiniano de Serpa assinou o Decreto nº 1.971 instituindo o pavilhão cearense com um retângulo verde e o losango amarelo da bandeira nacional, tendo ao centro um círculo branco e no meio do círculo o escudo do Ceará.
Em 31 de agosto de 1967, o governador Plácido Aderaldo Castelo, auxiliado pelo historiador e Secretário da Cultura, Raimundo Girão, modificou o artigo instituindo que a bandeira seguiria as seguintes proporções: 14m de altura e 20m de largura; os vértices do losango estarão a 1,7m dos lados do retângulo; o raio do círculo corresponderá a 3,5m a distância da parte superior e da inferior das armas, em relação ao círculo corresponderá a 1m; e os flancos, também em relação ao círculo, 2m.
0 Comentários

0 Comentario - Gostou? Clique aqui pra comentar!!!:

Postar um comentário

Galera, ao comentar escolha Comentar como: NOME/URL
Coloque seu nome, não comente como Anônimo.

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

LICEU DE TIANGUÁ - José Ni Moreira
Site: www.liceutiangua.com.br
E-mail: liceutiangua@escola.ce.gov.br

Rua Zeni, S/N, Bairro Santo Antônio, Tianguá-Ceará
Fone/Fax: (0**88) 3671.1798